• Denise Brunholi

Está doendo tanto...Como recomeçar?

Atualizado: 1 de mar. de 2019


Que dor é essa que faz você sangrar por dentro, que tira seu sono embora tudo o que você queira agora é dormir para não sentir?

Que dor é essa que rasga a sua alma, que te destrói tanto a ponto de você não querer mais nem se levantar da cama?


Que dor é essa???


Superar o término de uma relação é sempre muito doloroso, mesmo para aquele que decide encerrar, pois ninguém começa um namoro ou se casa pensando em se separar. O sofrimento faz parte do processo e isso pode afetar sua autoestima e causar um sentimento enorme de vazio e abandono.


É um luto que precisa ser superado e que cada indivíduo tem um tempo certo para isso. Quem tem outras fontes de afeto, outros vínculos importantes e fazem diferentes coisas que dão sentido à vida, como no campo profissional, social, cultural e afetivo, elaboram mais fácil esse rompimento.

O que não se deve fazer é ficar cultivando esse sofrimento, mas sim buscar meios de superá-lo.


Mas como superar e recomeçar? Siga essas 10 dicas importantes:


1) Troque os lençóis, retire tudo o que era do outro e, se possível, troque a cama e o colchão também.


2) Invista em sua aparência, mude o cabelo, compre outras roupas, troque o perfume que te faça lembrar de vocês e que ele adorava.


3) Bloqueie de todas as redes sociais, pare de vasculhar fotos, último acesso de WhatsApp, Facebook, Instagram. Se for preciso algum tipo de contato por conta de filhos, que seja só o essencial e em poucas palavras.


4) Em caso de saudade, comece a lembrar de tudo o que o outro fazia que tanto te magoava, te humilhava, te entristecia e fazia vocês brigarem, até que a saudade passe e você perca a vontade de manter qualquer tipo de contato novamente.


5) Procure praticar algum tipo de atividade física. Faz bem para o corpo e para a mente.


6) Se der vontade, chore. Coloque para fora toda a dor, mágoa, ressentimento, saudade mas não se entregue a isso.


7) Chorou? Esvaziou o peito? Agora tome aquele banho demorado, se arrume, se perfume e busque um amigo para sair e se distrair.


8) Mude o foco. Pare de se lamentar pelo que acabou e invista sua energia psíquica em você. Busque coisas que te agradem e te deixem feliz, faça novos projetos, olhe para o futuro com vontade de viver e de conquistar algo novo e melhor.


9) Não se isole! Ainda que não tenha vontade, se um amigo te chamar para sair, saia. Aos poucos você vai recuperando o prazer nas pequenas coisas.


10) Por último e o mais importante, procure ajuda psicológica. Um amigo é fundamental nesse momento, mas o psicólogo tem as técnicas e ferramentas adequadas que irão fortalecer seu emocional, aumentar seu amor-próprio, sua autoestima e resgatar sua vontade de viver e de se relacionar novamente de maneira saudável.




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo